Menos Stress, mais Competências Sociais

Resumo: Mindfulness e meditação podem afetar a “plasticidade cerebral”, resultando na capacidade de os adultos adquirirem novas habilidades sociais, informam os pesquisadores.

Fonte: Instituto Max Planck.

O cérebro humano é capaz de mudar e se adaptar a novas condições ao longo da vida. Os cientistas referem-se a essa capacidade como uma plasticidade. Até recentemente, não estava claro até que ponto as áreas do cérebro que controlam o comportamento social também possuem essa habilidade. Para descobrir, uma equipe de pesquisa liderada por Tania Singer, Diretora do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e Cênicas Humanas, desenvolveu métodos para treinamento de habilidades sociais e mediu seus efeitos sobre o comportamento de sujeitos do estudo, suas estruturas cerebrais e seu equilíbrio hormonal. Duas descobertas importantes já foram publicadas na revista Science Advances.

A meditação é benéfica para o corpo e a mente. Embora isso possa parecer trivial, de fato, foi demonstrado em vários estudos sobre os efeitos do treinamento de atenção plena. No entanto, os termos meditação e atenção plena abrangem uma gama de técnicas mentais que visam cultivar uma ampla gama de habilidades. Apesar do crescente interesse pela pesquisa de meditação, ainda não está claro quais técnicas de treinamento mental são particularmente adequadas para aumentar a conscientização e atenção plena, bem como habilidades sociais, como a compaixão e a tomada de perspectiva cognitiva. Outra questão-chave diz respeito à medida em que esses vários métodos de treinamento mental levam a mudanças estruturais do cérebro em redes neurais subjacentes às habilidades exercidas em adultos. Também é desconhecida quais técnicas mentais reduzem o estresse psicossocial mais eficazmente no nível hormonal. Para encontrar respostas para todas essas questões, uma equipe de pesquisadores do Departamento de Ciências do Cérebro Social do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e Cerebrais Humanas em Leipzig, liderada por Tania Singer, investigou como várias técnicas de meditação para desenvolver habilidades mentais e sociais afetam a cérebro e corpo.

Para o projeto de pesquisa em grande escala, chamado ReSource, a Tania Singer, juntamente com especialistas internacionais, desenvolveu três sessões de treinamento de três meses, cada uma concentrando-se em uma área de habilidades específicas. O primeiro módulo centrou-se nos fatores de consciência e atenção plena. Durante os exercícios de meditação clássicos utilizados neste módulo, os sujeitos, cada um por sua conta, praticaram focando exclusivamente em respiração, impressões sensoriais ou partes específicas do corpo. O segundo módulo prestou especial atenção às conhecidas habilidades sócio-afetivas, como a compaixão, gratidão e lidar com emoções difíceis. O especial sobre este módulo é que, em contraste com os exercícios de atenção plena, utilizou-se uma nova técnica em que duas pessoas treinam juntas. Em exercícios baseados em parceiros, conhecidos como “díades contemplativas”, os sujeitos se concentraram em compartilhar suas emoções para formar proximidade, gratidão, empatia e a capacidade de lidar com os fatores de estresse diários.

No terceiro módulo, os participantes cultivaram suas habilidades sociais – ou mais precisamente suas habilidades sócio-cognitivas – em particular sua capacidade de assumir perspectivas, ou seja, ter uma visão panorâmica de seus próprios processos de pensamento e dos outros. Aqui, também, os participantes treinaram em “díades”, além de exercícios clássicos de meditação. Para este fim, eles assumiram o papel de uma das suas partes internas da personalidade em sua mente – seja a mãe preocupada, a criança curiosa ou o juiz rigoroso – e descreveu uma situação a partir da perspectiva dessa parte da personalidade. Assim, enquanto o falante praticava a autocompreensão, o ouvinte praticava mudando para a perspectiva e o mundo cognitivo de outra pessoa. O conceito de partes da personalidade interna relaciona-se com o trabalho de Richard Schwarz, que concebeu o modelo do “sistema familiar interno”, que assume a presença de uma multiplicidade de partes internas da personalidade em cada indivíduo. Sob a orientação dos formadores, os participantes desenvolveram suas partes de personalidade como base para treinamento.
Os participantes realizaram os exercícios durante 30 minutos por dia, seis dias por semana. Após cada uma das três unidades, os pesquisadores testaram as mudanças comportamentais induzidas pelo treinamento dos participantes. Eles também mediram mudanças na estrutura do cérebro por meio de ressonância magnética (MRI) e verificaram o sistema de estresse por meio de biomarcadores numerosos, como os níveis do hormônio do estresse cortisol na saliva.

Cada técnica tem seus próprios efeitos sobre a plasticidade cerebral

E de fato: “Dependendo do método de treinamento mental usado por três meses, a estrutura do cérebro nas áreas associadas, bem como os comportamentos relacionados, mudaram. Após o primeiro módulo de treinamento, os sujeitos mostraram crescimento do córtex cerebral nas áreas responsáveis ​​pela atenção plena. Ao mesmo tempo, sua atenção aumentou em testes de computador. No entanto, sua compaixão e capacidade de mudar as perspectivas não aumentaram. Este último exigiu os módulos de treinamento social “, explica Sofie Valk, principal autora da publicação original, que apareceu na revista Science Advances.

“Nos dois outros módulos, que capacitaram habilidades sócio-emocionais ou sócio-cognitivas, observamos que a compaixão ou a tomada de perspectiva cognitiva foram seletivamente aprimoradas e que essas habilidades sociais aprimoradas foram associadas a uma maior espessura do córtice nas regiões que processam a compaixão ou mudanças de perspectiva”, diz o pesquisador nascido na Holanda. “Embora a pesquisa sobre a “plasticidade” do cérebro, ou seja, sua capacidade de mudança, tenha sempre desempenhado um papel central nas neurociências, muito pouco se sabia sobre a plasticidade do cérebro social”, explica Tania Singer, chefe do projeto ReSource.

“Nossas descobertas agora mostram claramente que um treinamento mental diário curto e direcionado ainda pode trazer mudanças estruturais no cérebro adulto, o que, por sua vez, leva a uma melhoria na inteligência social. Uma vez que atributos como a empatia, a compaixão e a tomada de perspectiva são essenciais para interações sociais bem-sucedidas, resolução de conflitos e cooperação, essas descobertas podem ser altamente relevantes para nosso sistema educacional “.

O estresse também diminuiu dependendo do método

As várias formas de treinamento mental parecem ter diferentes efeitos não só no cérebro, mas também nos níveis de estresse. “Descobrimos que em um teste em que os sujeitos foram expostos a uma situação de desempenho estressante, eles liberaram até 51% menos do hormônio do estresse do cortisol. No entanto, isso dependia da técnica mental anteriormente exercida “, explica Veronika Engert, autora principal de outro estudo publicado recentemente em Science Advances, que abordou a relação entre treinamento mental e reações de estresse agudo. “Os dois módulos de treinamento que se concentraram nas habilidades sociais reduziram significativamente os níveis de cortisol. Pelo contrário, o único módulo projetado para aumentar a conscientização e a atenção não conseguiu diminuir o estresse social no nível hormonal. Suspeitamos que os níveis de estresse foram reduzidos principalmente pelas interações sociais diárias de dez minutos nos exercícios de “díades”. Abrir-se regularmente a um estranho e aprender a ouvir outra pessoa sem preconceitos provavelmente levou a uma espécie de imunização contra o estresse social, porque o estresse social resulta em grande parte do medo do julgamento negativo por parte dos outros. No entanto, o treinamento de atenção direcionada não parece reduzir esse tipo de estresse social “.

Uma descoberta interessante foi que, subjetivamente, os sujeitos sentiram menos estresse após cada uma das três sessões de treino. No entanto, objetivamente, a exposição ao estresse, medida pelos níveis de cortisol, diminuiu significativamente somente quando interagiram com outras pessoas durante as sessões de treinamento social projetadas para exercer habilidades intersubjetivas.

“A observação do cérebro, o comportamento e a resposta ao estresse dos participantes mostra não só que as habilidades sociais podem ser exercidas e o estresse reduzido, mas também que várias formas de treinamento mental podem ter efeitos muito diferentes no cérebro, saúde e comportamento” Tania Singer explica. “Se sabemos exatamente quais exercícios de meditação e técnicas mentais são eficazes, podemos usá-los de forma muito mais direcionada em programas de treinamento para melhorar a saúde mental e física”. Assim, os resultados mostram que as técnicas de atenção básica básicas praticadas com frequência são as mais adequadas Métodos para aumentar a conscientização e desempenho em várias áreas cognitivas. No entanto, se o seu objetivo é ser menos propenso ao estresse social na vida cotidiana ou melhorar suas habilidades sociais, como empatia, compaixão e tomada de perspectiva, você deve usar outras técnicas de treinamento mental que se concentrem no “nós” e no vínculo social entre pessoas. O projeto ReSource explora como várias formas de treinamento mental podem ajudar a promover habilidades sociais, emocionais e cognitivas e, como isso, afeta a saúde, o corpo e o cérebro. É o maior projeto desse tipo no mundo.

Texto compilado pelo serviço da Assessoria Artur Fernandes.